O Arquivo Público do Município, vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, foi criado em outubro de 1993 e desde então, guarda a história da cidade. Atualmente, conta com cerca de 800 conjuntos documentais datados desde o século XVIII em diferentes suportes (papel, filme, contatos, negativos). Além de livros que juntos, somam quase 3 mil metros lineares de documentos.

Acessibilidade: Sim

Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 8h às 17h.

Site: http://www.fccr.org.br/index.php/espacos/todos/arquivo-publico

Telefone Público: (12) 3924-7300

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100 , Santana, 12211-115, São José dos Campos, SP

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

País:

Região:

Estado:

Mesorregião:

Microrregião:

Município:

Zona:

Subprefeitura:

Distrito:

Descrição

Histórico:
O Arquivo Público do Município, vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, foi criado em outubro de 1993 e desde então, guarda a história da cidade. Atualmente, conta com cerca de 800 conjuntos documentais datados desde o século XVIII em diferentes suportes (papel, filme, contatos, negativos). Além de livros que juntos, somam quase 3 mil metros lineares de documentos. Todo material está à disposição para consulta da população.

Serviços prestados:
- Consulta de guias e inventários;
- Consulta de acervos fotográficos e documentais;
- Pesquisa e emissão de certidões para diferentes fins;
- Área de leitura e consulta de documentos em papel, fotos e livros;
- Biblioteca de referência com mais de sete mil títulos para consulta nas áreas biológicas, exatas e humanas;
- Visitas monitoradas para grupos de estudantes, munícipes e turistas;
- Exposições periódicas com temas que abordam a cidade em seu contexto;
- Consultas on-line de periódicos (jornais) e documentos no site www.camarasjc.sp.gov.br/promemoria

Acervos:
- Fundos administrativos
- Composto por documentos em diferentes formatos e suportes, provenientes da administração direta, indireta e poder legislativo municipal, reúne registros importantes para o resgate da memória administrativa, bem como das certidões de direitos e apoio ao poder público. Entre eles, destacam-se os acervos: Câmara Municipal (1803-1945), Delegacia de Buquira (1859-1923), Empresa Municipal de Habitação – EMHA (1977-1984), Laboratório Fotográfico da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (1955-2005), entre outros.

Fundos e coleções particulares:
Composto por acervos e objetos de personagens da história joseense fornece informações e características sobre o cotidiano das pessoas da cidade. Os fundos somam mais de 40 coleções doadas ao Arquivo e estão à disposição para consulta. Entre eles, destacam-se os acervos: Alexandre Penedo (1947-1964), Cassiano Ricardo (1895-1974), Tecelagem Parahyba S.A. (1925-1982), Clemente Gomes (1936-1984), Observatório astronômico Galileu Galilei (1948-1971), Hélio Pinto Ferreira (s.d.), Severo Gomes, Vicentina Aranha, Fórum da Comarca de São José dos Campos, entre outros.

Biblioteca de referência:
O Arquivo possui uma biblioteca de apoio aos estudiosos da história em especial da história joseense, da cultura e da arquivologia.

Acervo fotográfico:
Cerca de 14 mil itens entre negativos, fotos, slides e contatos (índex de fotos), provenientes do acervo fotográfico da Prefeitura Municipal e seus órgãos, bem como de doações particulares, registram a história da cidade em eventos , personalidades e evolução urbana, retratada a partir da década de 20.

Acervo Cassiano Ricardo:
Artesão das letras, escreveu inúmeros livros, foi poeta, advogado, escritor, ensaísta e jornalista. Objetos como troféus literários, medalhas, fotos particulares, manuscritos, seu guarda-chuva, sua máquina de escrever, entre outros, compõem seu fundo particular numa exposição permanente no Arquivo para o público.

Critérios de uso do espaço

Requer agendamento prévio para visitação e consulta ao acervo.

Galeria

evento entre e