Museu Municipal de São José dos Campos

O Museu Municipal de São José dos Campos funciona no prédio da antiga Câmara Municipal da cidade, preservado pelo Conselho Municipal de Preservação e Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (COMPHAC) do município. No museu, ficarão expostas obras do acervo público, com objetos de Artes Visuais da Tecelagem Parahyba e da Cerâmica Weiss.

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira das 09h às 17h e aos sábados das 09h às 15h

Site: http://fccr.org.br/

Telefone Público: (12) 3921-7587

Endereço: Praça Afonso Pena, 29 - Centro

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

País:

Região:

Estado:

Mesorregião:

Microrregião:

Município:

Zona:

Subprefeitura:

Distrito:

Descrição

Depois de passar por reformas em sua estrutura, o prédio da antiga Câmara Municipal de São José dos Campos abriga, agora, o Museu Municipal da cidade, desde o dia 23 de setembro de 2015. Com localização na Praça Afonso Pena, 29 - Centro, o museu funcionará de terça a sexta-feira, das 09h às 17h e também aos sábados, das 09h às 15h.

A maior parte do acervo do Museu Municipal compõe-se de objetos que se acumularam e foram adquiridos em decorrência de ações promovidas pelo próprio Poder Público, tais como a organização de salões e mostras de artes visuais e a realização de investigações, atendendo às necessidades postas pelos processos de preservação junto ao COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação e Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural).

O Museu Municipal também irá abrigar outros conjuntos de objetos, que foram armazenados por meio de ações de coleta desenvolvidas por pesquisadores vinculados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Outros conjuntos menores de objetos, que foram recebidos por meio de doações, também ficarão expostos no local.

Criado em 1993, o Museu Municipal de São José dos Campos foi constituído por meio da Lei Municipal nº 4.447, como parte da estruturação das políticas públicas de Patrimônio Cultural, sob a responsabilidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Aberto naquele ano, os acervos até então colecionados e os trabalhos informalmente desenvolvidos foram incorporados ao museu em sua sede inicial, a Igreja São Benedito.

Por conta da necessidade de restauração do seu edifício, a Igreja foi interditada em 1998 e o museu foi transferido para a sede do Arquivo Público do Município. Em 2013, após a realização de estudos, ficou decidido que a nova sede do museu seria a antiga Câmara Municipal. Os projetos Museu do Folclore de São José dos Campos e o Museu de Arte Sacra do município também integram como núcleos do Museu Municipal.

Localizado dentro da delimitação do Centro Histórico de São José dos Campos, o edifício que abriga o Museu Municipal foi originalmente concebido pelo arquiteto Maurício Herro para abrigar a Câmara Municipal. A obra, executada sob a direção de Abraão Leite, foi concluída em 1926. Entre as décadas de 1920 e 1970, ela abrigou uma escola pública.

O Poder Legislativo permaneceu ali até 2002, quando o edifício passou a pertencer à Prefeitura Municipal da cidade, sendo então denominado Espaço Mário Covas, em homenagem ao engenheiro e político brasileiro. Em 2007, a administração do prédio foi transferida para a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O prédio é preservado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos (COMPHAC), pela Lei Municipal nº 4.632/94.

Galeria

evento entre e