Estação Ferroviária de Eugênio de Melo

A Estação Ferroviária de Eugênio de Melo, inaugurada em 1898, foi utilizada tanto para o transporte da produção agrícola local quanto para a condução de passageiros. Representa uma etapa importante do desenvolvimento econômico da cidade.

Endereço: Eugênio de Melo

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

País:

Região:

Estado:

Mesorregião:

Microrregião:

Município:

Zona:

Subprefeitura:

Distrito:

Descrição

A estação de Eugênio de Mello foi inaugurada em 1898. A original era de madeira – a foto abaixo prova isso –, porque de acordo com o relatório da Central de 1925, nesse ano "a estação foi reconstruída em alvenaria", mesmo estando fora do trecho que foi retificado em São José dos Campos. Seu nome era uma homenagem a Eugênio Adriano Pereira de Cunha e Mello, diretor da Central de 1889 a 1891. Inativa há muitos anos, continua bem conservada junto ao bairro que se formou à sua volta. Até os anos 1990 o seu terminal de contêineres ainda foi utilizado pela fábrica da General Motors, próxima à estação.

A estação foi inaugurada em 1898, em área doada pela Família Molina. O distrito de Eugênio de Mello é distante da Cidade de São José dos Campos. Durante grande período, o distrito possuía somente como ligação deste com as cidades próximas (Caçapava e São José dos Campos) a estrada de rodagem Rio - São Paulo e a estrada de ferro.

Assim, a maior parte das necessidades do distrito eram satisfeitas através da estação.

Em conjunto com as outras três estações, foi preservada pela lei n.º 4943/96.



Ramal de São Paulo - km 376,064

SP-0343

Inauguração: 22.03.1898

Uso atual: fechada, com trilhos

Data de construção do prédio atual: 1925



Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/e/eugmello.htm
evento entre e