Programa Memórias

Memórias do Bairro de Santana

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O Programa Memórias, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Histórico, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, constitui-se de um conjunto de projetos institucionais, cujo principal objetivo é possibilitar o acesso às memórias, evidenciando a expressão da cultura, bem como, estimulando a conscientização para a valorização do patrimônio cultural.

Descrição

O Programa Memórias, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Histórico, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, constitui-se de um conjunto de projetos institucionais, cujo principal objetivo é possibilitar o acesso às memórias, evidenciando a expressão da cultura, bem como, estimulando a conscientização para a valorização do patrimônio cultural, utilizando-se de estratégias da Educação Patrimonial, no universo da ação cultural.

Um dos projetos deste programa, Memórias do Bairro de Santana, foi iniciado em 2011. Memórias de Santana ocorre no Cine Santana, tendo como princípio estimular o contato dos moradores com sua história, constituindo assim um acervo. Diversas formas de expressar o conteúdo deste acervo foram reinventadas, juntamente com a comunidade, proporcionando o compartilhar de significados, construídos nas suas vivências e no cotidiano, constituintes dos processos de criação da identidade.

O documentário Memórias de Santana (disponível no Youtube) representa uma forma de expressar algumas das histórias deste bairro, um dos mais antigos de São José dos Campos. As histórias foram contadas pela comunidade, através da tela do cinema que, neste caso, representa um lugar de memória, o Cine Santana. Memórias de Santana foi realizado em comemoração aos sessenta anos deste cinema. As histórias foram apresentadas por meio de temas sinalizados pelos moradores: a formação do bairro, o rio Paraíba, a igreja de Santana, o trabalho, as diversões, o cinema. Os temas retratados foram enriquecidos com fotos, imagens e depoimentos, reforçando a qualidade audiovisual no compartilhar das memórias e na expressão da cultura. São vozes e imagens que alcançarão outros lugares, além dos limites da localidade, evidenciando identidades descobertas pelas histórias.

Acontece, ainda no Cine Santana, que é um patrimônio preservado, o projeto Cartas para Santana, trata-se de valorizar a prática de comunicação por correspondência, encontrada nas narrativas sobre a história do bairro, por meio da qual serão colhidas as memórias locais.

Galeria

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%
evento entre e