Programa Memórias

Memórias do Bairro de Eugênio de Melo

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O Programa Memórias, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Histórico, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, constitui-se de um conjunto de projetos institucionais, cujo principal objetivo é possibilitar o acesso às memórias, evidenciando a expressão da cultura, bem como, estimulando a conscientização para a valorização do patrimônio cultural.

Descrição

O Programa Memórias, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Histórico, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, constitui-se de um conjunto de projetos institucionais, cujo principal objetivo é possibilitar o acesso às memórias, evidenciando a expressão da cultura, bem como, estimulando a conscientização para a valorização do patrimônio cultural, utilizando-se de estratégias da Educação Patrimonial, no universo da ação cultural.

Um dos projetos deste programa, Memórias do Bairro de Eugênio de Melo, foi iniciado em 2013. Memórias de Eugênio de Melo ocorre na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, tendo como princípio estimular o contato dos moradores com sua história, constituindo assim um acervo. Diversas formas de expressar o conteúdo deste acervo foram reinventadas, juntamente com a comunidade, proporcionando o compartilhar de significados, construídos nas suas vivências e no cotidiano, constituintes dos processos de criação da identidade.

Na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela encontra-se o acervo sobre Ernesto Villela, importante referência cultural local, conhecido pela expressão do calango. Ocorre também a Roda da Memória, onde os moradores compartilham suas histórias e memórias do bairro. Ocorreu em 2014 o projeto Procissões, que consiste na série de exposição sobre as procissões tradicionais do distrito de Eugênio de Melo, importante traço cultural local, referente às suas expressões religiosas. Este registro fotográfico foi realizado pelo Núcleo Fotográfico de Eugênio de Melo. Em 2015, ocorre a divulgação do trabalho realizado junto a uma pequena população piraquara, localizada no distrito de Eugênio de Melo, às margens do rio Paraíba. A pesquisa e o ensaio fotográfico foram desenvolvidos pela fotógrafa Pollyana Ribeiro e se transformaram na exposição fotográfica À Margem. Ação que possibilitou acesso ao reconhecimento dessa cultura local.

Galeria

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%
evento entre e